Como citado anteriormente, diferentes doenças podem acometer os olhos na infância. Algumas delas, as quais tendem a ser graves, alteram o teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) e, por isso, esse exame é de extrema importância e deve ser realizado ainda nos primeiros dias de vida

Devido ao fato de impedir a passagem correta da luz até a retina, essas condições podem atrasar o desenvolvimento normal da visão, podendo levar à cegueira.

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO OLHINHO

A avaliação do reflexo vermelho em recém-nascidos é obrigatória, sendo realizada pelo teste do olhinho. As principais doenças diagnosticadas nesse teste são a catarata congênita e o retinoblastoma. Por essa razão, o tratamento da leucocoria (reflexo esbranquiçado no teste do olhinho) deve ser feito de acordo com a doença que a ocasiona.

O retinoblastoma é um tumor maligno que altera as células da retina e pode gerar risco de vida. Essa é umas das doenças oftalmológicas mais graves da infância e tem sua principal suspeita diagnóstica realizada pelo teste do olhinho.

A prioridade no tratamento do retinoblastoma é preservar a vida, preservar o olho e preservar a visão, nessa ordem específica. Minimizar os efeitos colaterais e as complicações do tratamento também são de suma importância nesses pacientes muito jovens.

As modalidades de tratamento que podem ser bem-sucedidas incluem quimioterapia sistêmica, quimioterapia intra-arterial e, para pequenos tumores, terapia destrutivamente focada (criopexia, fotocoagulação a laser, hipertermia e irradiação de placas).A enucleação (retirada do globo ocular afetado) continua sendo o tratamento definitivo do retinoblastoma intraocular.

Outras Doencas Oftalmologicas Recorrentes em Criancas

Outras Doencas Oftalmologicas Recorrentes em Crianças

Conteudo

dra luisa gazzola

Outras Doencas Oftalmologicas Recorrentes em Crianças

Dra. Luísa Nardino Gazzola, oftalmologista em Santo Ângelo. Agende sua consulta hoje mesmo.