O que é Catarata Senil?

O termo senil representa envelhecimento. Portanto, a catarata senil ocorre naturalmente com o envelhecimento.

Segundo dados fornecidos pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), esse tipo de catarata representa 85% de todos os casos de catarata. Em geral, o problema pode prejudicar um dos olhos e posteriormente o outro.

Outro padrão percebido na catarata senil é a percepção de sintomas, que de forma gradativa, dificultam a visão e, consequentemente, os hábitos de vida do paciente.

Entretanto, é possível que causas secundárias como diabetes, obesidade, hipertensão, uso crônico de corticoides, uveítes (inflamação intraocular), demais traumas e exposição excessiva à radiação ultravioleta provoquem catarata mais precocemente.

Sintomas da catarata

A catarata senil se desenvolve de forma lenta e gradativa, com sintomas que impactam na rotina do paciente, causando troca regular do grau dos óculos e reduzindo a acuidade visual gradativamente, gerando dificuldade para dirigir, ler e andar.

O portador da catarata apresentar os sinais e sintomas citados porque os raios luminosos não atingem mais plenamente a retina, já que o cristalino (lente natural do olho) passa a adquirir um aspecto opaco.

A catarata se desenvolve em estágios. No começo, a visão fica mais borrada e embaçada, evoluindo com perda visual gradativa, podendo levar, em estágios avançados, à cegueira completa. É importante ressaltar que esse tipo de cegueira é reversível com cirurgia.

Por fim, outros sintomas que também podem ser causados pela presença da catarata na terceira idade são: visão dupla, nublada, confusa ou nebulosa, sensibilidade à luz, dificuldade para definir cores, além da visualização de imagens de modo distorcido e/ou desfocado.

Tratamento cirúrgico da catarata

cirurgia de catarata é realizada através de microincisões no olho afetado,as quais medem em torno de 1,75 milímetros. Através dessas incisões o cristalino opacificado é retirado, em um processo chamado de facoemulsificação. No lugar do cristalino é implantada uma lente intraocular, devolvendo a visão nítida.

É recomendado operar um olho de cada vez, aguardando alguns dias entre um olho e outro.

O tempo entre a operação varia de acordo com a necessidade, quadro clínico do paciente e recomendações/avaliações prévias feitas pelo profissional.

O procedimento é rápido e dura em média de 15 a 30 minutos, com período de acompanhamento breve, liberando o paciente para voltar a sua rotina em pouco tempo.

Cirurgia de catarata: Pós-Operatório

Após o procedimento, o paciente deverá seguir as orientações do médico. Entre as principais recomendações estão o repouso durante as primeiras horas após a cirurgia, a utilização de óculos de sol em ambientes mais iluminados, além do uso de colírios anti inflamatórios e antibióticos.

Dentro de algumas semanas os cuidados pós operatórios poderão ser desconsiderados. A recuperação da cirurgia tende a ser rápida e em 7 dias a maioria dos pacientes apresenta boa acuidade visual e pode retornar à sua rotina normal. É importante ressaltar que este tempo pode variar de acordo com cada organismo, e, por isso, é bom consultar seu médico antes de tomar qualquer decisão.

Cirurgia de Catarata

Cirurgia de Catarata

Conteudo

dra luisa gazzola

Cirurgia de Catarata

Dra. Luísa Nardino Gazzola, oftalmologista em Santo Ângelo. Agende sua consulta hoje mesmo.