A catarata se caracteriza pela perda progressiva da transparência do cristalino, região conhecida também com lente natural do olho. Com essa condição, alguns sintomas iniciais podem ou não ficar mais evidentes como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia, ou seja, maior sensibilidade à luz, podendo com o decorrer do tempo aumentar a sua gravidade e ocasionar opacidade ao cristalino.

A catarata, em geral, tem perfil de desenvolvimento lento e progressivo, afetando, desta forma, a visão, sendo mais comumente diagnosticada em pessoas com idade mais avançada.

Sintomas

A catarata também pode apresentar outros sintomas que, quando mais precocemente descobertos, facilitam o tratamento, se manifestando através de:

  • Visão “embaçada”;
  • Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;
  • Visão dupla em um dos olhos (diplopia monocular);
  • Alteração constante dos erros refrativos.

Causas da catarata

Diferentes causas podem ser responsáveis pelo aparecimento da catarata em uma pessoa, entretanto, os fatores mais recorrentes são o processo natural de envelhecimento, principalmente a partir dos 45 anos, e o aparecimento do sintoma chamado hipovisão, comum em indivíduos com mais de 60 anos.

Demais motivos, como cirurgias intra-oculares, medicamentos (corticosteróides ou mióticos), diabetes, galactosemia, doenças renais e infecções/inflamações oculares (uveítes), também são condições que podem estar relacionadas a casos de catarata

Tratamento cirúrgico

A alternativa mais eficiente para tratar a catarata é a realização de uma cirurgia nomeada FACOEMULSIFICAÇÃO que consiste em uma microincisão na córnea capaz de acessar o cristalino e, por meio de uma ponteira, emitir ondas de ultrassom que fragmentam a opacidade presente no cristalino opaco.

Em paralelo, se aspiram os fragmentos de forma suave e contínua até todo o cristalino ser removido e, por fim, a cirurgia de catarata introduz no local do cristalino retirado uma lente intraocular que irá substituir e realizar a mesma função naturalmente e praticamente sem mudanças perceptíveis ao paciente.

Pós-Operatório

Após o procedimento, o paciente deve seguir as orientações médicas, principalmente repousar durante as primeiras horas depois de receber alta, além de utilizar óculos de sol em ambientes mais iluminados, pingar o colírio anti-inflamatório e usar os antibióticos recomendados.

A recuperação da cirurgia de catarata, geralmente, dura em torno de sete dias, propiciando a maioria dos pacientes uma melhora na acuidade visual. Vale ressaltar que este tempo pode variar conforme a reação apresentada por cada organismo, sendo sempre importante realizar o acompanhamento e as consultas junto ao profissional oftalmologista.

Clinica de oftalmologia em Passo Fundo (RS)

Em Passo Fundo (RS), a Dra. Luisa Gazzola disponibiliza em sua clínica atendimento humanizado e procedimentos eficientes para a solução de problemas oculares. Agende seu horário, venha retirar suas dúvidas e descobrir qual o melhor tratamento para sua condição.

DRA.Luisa Gazzola CRM: 39517 – RS RQE: 35036

Cirurgia de catarata em Passo Fundo RS

Cirurgia de Catarata

Conteudo

dra luisa gazzola

Cirurgia de Catarata

Dra. Luísa Nardino Gazzola, oftalmologista em Santo Ângelo. Agende sua consulta hoje mesmo.