Condição ocular que acomete, em geral, a faixa etária de recém-nascidos e crianças, ocasionando uma opacidade na região do cristalino, local que atua como uma espécie de lente do olho.

Perigos da catarata congênita

A catarata congênita pode causar consequências graves e muitas vezes irreversíveis, se não tratada rapidamente. Portanto, é essencial que sejam realizados exames, como a biomicroscopia, que permite ao profissional identificar a presença da doença, assim como sua localização e morfologia.

Formas de diagnóstico

Examinar o fundo do olho também é uma possibilidade de diagnóstico, avaliação esta que é permitida com a realização de uma oftalmoscopia binocular indireta ou por meio de uma ultrassonografia ocular.

O teste do reflexo vermelho e os testes de acuidade visual são alternativas para diagnóstico precoce e posterior direcionamento ao tratamento mais assertivo ao caso.

Catarata congenita clínica de oftalmologia em Passo Fundo

Causas da catarata congênita

As principais e mais recorrentes causas da catarata congênita incluem:

– Causas genéticas;

– Infecções contraídas durante a gestação, como herpes, rubéola, toxoplasmos, varicela e sífilis;

-Desordens metabólicas.

Com relação à indicação para o ato cirúrgico, recomenda-se sua efetuação entre as quatro e seis primeiras semanas de vida do bebê, pois, ao realizar a intervenção nesse período, diminui-se o risco de complicações maiores a saúde do paciente.

Dra. Luisa Gazzola – Oftalmologista em Passo Fundo (RS)

Para avaliação completa e cirurgia bem sucedida ao tratar a catarata congênita, é importante obter acompanhamento de um profissional capacitado, com as devidas técnicas.

A Dra. Luisa Gazzola, em sua clínica em Passo Fundo (RS), atende o público infantil com métodos modernos e consulta focada nas necessidades do paciente, além de dispor de ótima infraestrura, em prol do conforto, segurança e bem estar das crianças, pais e familiares.

CRM 39517 – RQE 35036

Catarata congenita DRA.LUISA GAZZOLA